quinta-feira, 6 de novembro de 2008

História do Círio de Nazaré - Belém do Pará!!!!

Em 1700, o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do Igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica de Nazaré). Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no dia seguinte ela teria desaparecido. Ao retornar ao local do acahdo, ele teria se deparado novamente com a "santinha". Este fato teria ocorrido repetidas vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. Assim, Plácido resolveu construir uma capela no local onde havia encontrado a imagem.
Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré. O primeiro círio ocorreu no dia 08 de setembro de 1793, organizado por D. Francisco de Souza Coutinho. Apenas em 1901, a procissão passou a serrealizada em outubro.
Após mais de dois séculos, o Círio costuma receber aproximadamente dois milhões de fiéis e é considerada a maior procissão religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo.
Além da procissão de domingo, o círio agrega várias outras manifestações, como a trasladação, a romaria fluvial e as diversas outras romarias que ocorrem no período de quadra Nazarena.

Nenhum comentário: