Cabeleireiros do Brasil inteiro
estão aderindo à luta pela preservação do meio ambiente.
Saiba como eles têm exercido, na prática,
o papel de
cidadãos.
A preocupação com o meio ambiente vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Também responsáveis pela poluição da natureza, empresas de todas as áreas buscam soluções e alternativas ecologicamente sustentáveis. No mundo da beleza, não é diferente. A Natura, por exemplo, foi premiada inúmeras vezes por seu desempenho socioambiental. Em 2008, a marca recebeu o titulo de Empresa Sustentável do Ano, concedido pela revisa Exame, deixando 20 concorrentes para trás.
Preocupados com futuro do planeta, os proprietários de salões de beleza estão adaptando técnicas e espaço para economizar energia e água. O Laces and Hair, de São Paulo, é um desses estabelecimentos. Seus profissionais só utilizam produtos que tem como principais ativos ervas ou ingredientes naturais. Além disso, o espaço adotou nos processos de coloração o Roller Meches , um equipamento italiano para reflexo que dispensa a utilização de papel alumínio e, assim, reduz a produção de lixo . "Ele é feito de polímero lavável e reutilizável por mais de mil procedimentos, substituindo um processo poluídor por outro ecologicamente correto", explica Cris Dios, proprietária do salão. De acordo com a Hairstylist, na capital paulistana são descartadas 15 toneladas de papel-alumínio por dia só nos salões de beleza.
Dado Corrêa também é um profissional atento à diminuição de danos ao meio ambiente. No seu salão, localizado em Campinas, as janelas foram estrategicamente posicionadas para uma perfeita ventilação, evitando o uso de ar condicionado no local em que são realizados cortes e garantindo uma boa luminosidade. "Não acendo uma lâmpada até as 18 horas", revela.
Nos lavabos, Dado disponibilizou sensores de movimento que acendem as lâmpadas apenas quando há pessoas no ambiente. E, para evitar o desperdicio de agua, os lavatórios possuem um boiler para esquenta-la mais rapidamente.
Outra medida é o cuidado com o lixo, O empresário de Campinas faz questão de separar papelão, cabelo e plástico para, em seguida , encaminhá-los para reciclagem. As latas de refrigerantes também destino certo. "Dou as latas de alumínio para uma das minha funcionárias vender", conta. Para Corrêa, ações individuais não bastam e, por isso, se preocupa em conscientizar os 32 profissionais que trabalham com ele: "É importante repassar essa filosofia. Não faço tudo sozinho". O salão evita a sobra residual de cosméticos ao contar com um segundo almoxarifado, no qual uma pessoa fornece quantidades de produtos conforme o cabelo de cada cliente.
Por uma boa causa...
Assim como Corrêa, Trindade utiliza luz natural como artifício para combater os excessos. "Nosso espaço tem 70% de iluminação natural até as 15 horas. Além disso, parte do nosso aquecimento provém de captação de energia solar, usamos filtros para reaproveitamento da água, não utilizamos sacolas de plásticos e reciclamos o lixo", completa o profissional. Trindade utiliza a hidratação a seco e prefere a coloração que não precisa de xampu após a aplicação. Tudo em nome da sustentabilidade. Quanto a aceitação dos clientes, o profissional é categórico: "Ninguém aceita novidade sem conhecê-la. É preciso demonstrar e testar o resultado após a visita ao salão". Para disseminar o pensamento, Trindade acredita que por ser diretor artístico do Red Door foi mais fácil convencer os colegas de profissão. "Já convenci 50 pessoas a aderirem ao projeto e tenho a meta de atrair 5 mil. Discursei sobre o assunto para 50 mil pessoas no último ano, esse é o meu legado", finaliza. A natureza agradece.
Um comentário:
Adorei a matéria! O blog está de Parabéns em divulgar o desenvolvimento sustentável
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