Setembro marca o início da temporada de calor. É quando várias marcas lançam novas coleções e produtos. O que o cabeleireiro pode fazer para que a estação das flores não passe em branco e dê bons frutos ao salão?
Planejamento é fundamental
Não deixar nenhuma data passar em branco: essa é a estratégia adotada pelo Red Door Salon and Spa. Em São Paulo. Segundo hairstylist Robson Trindade, proprietário do local, todos os dias comemorativos são trabalhados em um planejamento anual de ações de marketing. Prestou atenção no que foi dito? Planejamento – tudo parte daí. No mês de Dezembro, divulgamos em um mural quais procedimentos serão pensados e projetados para o ano seguinte. Como existem festejos fixos – Dia das Mães, dos Pais e Natal , por exemplo -, fica fácil fazer esse tipo de abordagem”, diz.
A elaboração de uma “planilha” é importante porque, dependendo da ação escolhida, é preciso estar ligado em eventos que possam ocorrer no mesmo dia ou semana. Muitas vezes, será preciso adiar, ou até cancelar o que se planejou. Esse cuidado também vale para o fechamento de parcerias ou compra de produtos. Digamos que o cabeleireiro elaborou um desfile um desfile para apresentar a nova coleção de uma marca de coloração. Só que, naquela semana, soube que estaria acontecendo um festival de músicas na cidade e vários de seus clientes pretendiam ir. “É preciso conhecer o perfil de quem freqüenta o salão na hora de criar qualquer ocorrência de marketing. E, caso aconteçam essas coincidências, ter jogo de cintura para reprogramar tudo”, afirma Trindade.
Outro exemplo que ressalta a importância do planejamento é se a proposta for promover uma ação que ofereça sorvetes para crianças. No dia, por falta de sorte, chove ou faz frio. O que fazer, cancelar? “Pelo contrário, acione o plano B”, aconselha o expert. Essa é a diferença entre quem se prepara e quem decide arriscar no susto. As chances de a primeira dar um retorno melhor são maiores que as da segunda, sem dúvida.
Ações que deram certo
Agora que você já está ciente da importância do planejamento, vamos a alguns exemplos de ações que o Red Door implementa. “Este ano, no dia do aniversário dos clientes, mandamos um vídeo por E-mail. Gravamos toda a equipe desejando felicidades e cantando, ao final, Parabéns pra Você. No passado enviávamos para a casa dos aniversariantes um mini bolo com velinha e tudo. São gestos simples, mas que mostram nosso carinho e comprometimento” reforça Trindade.
Outra idéia é, por exemplo, manter os clientes por dentro dos lançamentos de forma diferenciada. “Estamos no verão e há novos produtos para essa época do ano?
Montamos um stand não só para vender, mas para que todos saibam que, além de estarmos antenados, nos preocupamos em informar sobre o que existe de melhor no mercado”, diz o hairstylist. Em maio, Trindade e equipe conseguiram um mimo que agradasse a gregas e troianas e, importante, que a maioria das mães não tivesse. “Procuramos algo inusitado. Demos pingentes de ouro em forma de coração para as clientes. No natal, foi a mesma coisa. “É preciso encontrar uma solução que vá surpreender.” Uma vez, lembra, as mulheres ganharam um minirrelógio que vinha dentro de uma caixa super discreta. Amaram. Que dizer, vale tudo para não cair no lugar-comum. “O segredo de um bom marketing sazonal? Pensar no cliente como se ele fosse seu chefe. Outras idéias bacanas são: promover desfiles, aulas de maquiagem e promoções sobre lançamentos”, finaliza Robson.
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