sexta-feira, 23 de julho de 2010

Um Corte Ideal para meu Cabelo - Especialista em cabelos cacheados

22/07/2010 - 17:19 (atualizada em 22/07/2010 17:42)


Truques para arrumar as madeixas do jeito que só o cabeleireiro sabe

Segundo hair stylist Robson Trindade, a atenção ao corte, assim como uma lavagem bem realizada, são essenciais para ficar todos os dias com ares de quem acabou de sair do salão

Evite usar o pente para desembaraçar os fios, o que provoca volume e quebra




• Dá para alongar o cabelo em casa?

• Os cortes de cabelo mais cobiçados da TV: escolha o seu

Poucas coisas fazem tão bem à autoestima feminina como um bom corte de cabelo. Saímos do salão confiantes e certas de que, seguindo as instruções do cabeleireiro, iremos desfilar igualmente poderosas no dia seguinte. Afinal, o corte “não dá trabalho”.



Acontece que muitas vezes não conseguimos reproduzir em casa o mesmo ar de capa de revista que existe quando deixamos as madeixas à carga de um profissional. Frente ao espelho do banheiro tentamos, sem sucesso, repetir os movimentos que nosso guru das tesouras realizou (afinal, parecia tão fácil), mas os fios, ainda que recém-cortados, não ficam como o dia anterior.



Será um truque dos salões para que sejamos dependentes deles? Não segundo o hair stylist Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo. “A cliente não pode ser escrava do cabeleireiro”, defende. “Ela precisa ir ao salão por desejo de conhecer tendências, para acompanhar a moda ou mudar de estilo, não por não saber cuidar sozinha dos fios."



Segundo o profissional, alguns requisitos básicos e nada confidenciais permitem que você cuide do cabelo em casa, de modo que ele fique com brilho, volume e caimento que deseja. Para tanto, será preciso não descuidar do corte. “Um cabelo com pontas duplas dificilmente obedecerá aos seus comandos”, afirma.



“Quando você corta os fios periodicamente, evita bifurcações nas pontas, deixando-os 100% saudáveis”, afirma Robson. O profissional diz ainda que o corte deve ser feito sem o uso do pente e com o cabelo seco. “Assim é possível calcular como será o caimento dos fios depois”, diz.



Ao sair do salão, tenha em mente que a lavagem é um processo fundamental para definir se seu cabelo continuará estonteante ou não. “Ela corresponde a 80% do visual final”, define Robson.



Para lavá-los corretamente a água precisa estar de morna para fria (e não de quente para morna). Só assim você preserva os nutrientes naturais do cabelo, que se perdem em altas temperaturas, assim como acontece com sua hidratação.



E não se deixe impressionar pela espuma. Ela, na verdade, pode ser prejudicial. Produzida a partir de uma substância chamada lauril sulfato de sódio, incha seu cabelo, mas não é responsável pela limpeza propriamente dita dos fios. Também vale ressaltar que não é preciso realizar duas lavagens. “Se isso for necessário, é porque o produto não é o ideal para o seu cabelo”, afirma.



Na hora de enxugar, mantenha em mente que seu cabelo é algo delicado e por isso merece um tratamento suave. “Esfregar a toalha na cabeça agride os fios e coloca a perder toda a dedicação que você teve durante o banho”, diz o cabeleireiro. O ideal é deixar que ele seque ao natural. Quando não for possível, retire o excesso de água com a toalha e use um secador que tenha mais calor do que vento.



Quanto aos produtos, você pode fazer uso de um leave-in. Mas não é preciso passar todos os dias no cabelo, já que ele deixa os fios com um ar mais comportado, quase de festa. “Depois de lavar o cabelo você não precisa passar nada e mesmo assim ele ficará ótimo. Já no dia seguinte, um umidificador servirá para melhorar seu aspecto geral”, finaliza.

Nenhum comentário: