terça-feira, 20 de setembro de 2011

O QUE DANIFICA OS CABELOS? Mitos e verdades sobre hábitos que prejudicam a saúde dos fios


Quem não gostaria de ter um cabelo sempre macio e sedoso? Cuidar da saúde dos fios requer alguns cuidados específicos e pode ser uma tarefa simples para adotar no cotidiano. Segundo a dermatologista Gabriela Casabona, fatores como exposição excessiva ao sol, uso incorreto de prendedores e dieta pobre em nutrientes podem prejudicar as madeixas. Reunimos abaixo uma lista de dicas para adotar no dia-a-dia e deixar os fios mais bonitos. Veja como ficar longe dos perigos para seu cabelo e conheça todos os mitos que cercam a sua cabeça.

DIAS QUENTES

Com a proximidade do verão, é comum as pessoas irem à praia com mais frequência. No entanto, os banhistas devem ter cuidado redobrado com os fios. Água salgada e sol podem prejudicar a fibra capilar, deixando os cabelos ressecados e desidratados. "O calor muito intenso queima o fio. Por esse motivo é fácil notar que o cabelo ficou mais opaco ou descolorado depois de uma intensa exposição ao sol", explica a dermatologista Gabriela Casabona.
Outro inimigo dos cabelos, em especial nos dias de calor, pode ser o ar-condicionado, que diminui a umidade do ar e deixa os fios ressecados. "O aparelho emite íons negativos que provocam o efeito de frizz, além de desidratar o cabelo", explica o terapeuta capilar do Spa Red Door, Eduardo Miyazaki.

ALIMENTAÇÃO

Uma dieta mal feita e sem acompanhamento médico, além de trazer prejuízos para a saúde, também pode provocar queda capilar. "O fio é nutrido pelo couro cabeludo e uma alimentação ruim pode reduzir a reserva de ferro do organismo, contribuindo com a perda de micro e macro nutrientes. Isso prejudica diretamente a manutenção do cabelo e ele cai", alerta Gabriela.

LAVAGEM

Vale lembrar que os fãs dos banhos muito quentes também devem se preocupar com a saúde dos fios. A alta temperatura da água retira a proteção natural e resseca o cabelo. "Para qualquer tipo de cabelo é recomendável o banho morno ou frio", alerta Eduardo.

CORTE

Quem nunca ouviu falar que cortar o cabelo regularmente faz os fios crescerem mais rápido? Segundo a dermatologista Gabriela Casabona, o principal benefício que o corte pode trazer é a melhora na aparência dos fios. "A ponta do cabelo está exposta aos fatores externos há mais tempo do que a raiz. Por esse motivo, é normal que ela fique mais desgastada e propícia a desenvolver as indesejáveis pontas duplas. Cortar o cabelo de tempos em tempos não faz os fios crescerem com rapidez, mas deixa suas madeixas mais bonitas", lembra a especialista.
E se você gosta de escovar ou passar a mão no cabelo muitas vezes ao dia pode esperar ter fios mais oleosos. Isso ocorre porque a gordura da mão ou do couro cabeludo é passada para os fios, estimulando a proliferação de sebo.

CABELO PRESO

Muitas mulheres preferem usar o cabelo preso, especialmente no ambiente de trabalho ou durante os dias quentes. No entanto, é importante ter atenção ao adotar esse tipo de penteado. Os prendedores podem quebrar os fios e, a longo prazo, provocar queda capilar. "Ao fazer um rabo de cavalo, é interessante evitar os prendedores de silicone e ter cuidado para não deixar o fio muito repuxado, pois isso provoca dores no couro cabeludo e enfraquece o cabelo", explica Gabriela.
Se for inevitável usar o penteado durante o dia, os pauzinhos de madeira ou plástico, também conhecidos como hashi, podem ser uma boa alternativa. Quem gosta ou precisa usar gel diariamente também não pode se descuidar. A dermatologista acredita que esse produto destrói os poros dos fios e atrapalha o crescimento. O ideal é optar pelo gel sem álcool e sempre retirar o produto do cabelo antes de dormir.
Além disso, o uso excessivo de bonés para os homens e o hábito de dormir com o cabelo molhado também podem ser prejudiciais para a saúde dos fios. "Se a pessoa tiver tendência, esses costumes causam dermatite, que provoca a queda capilar", esclareceu Casabona.
Creditos Equipe Personare

Nenhum comentário: