sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

VISAGISMO E A HISTÓRIA DO ENEAGRAMA




A história do eneagrama é desconhecida e cheia de especulações. As raízes mais antigas remontam há cerca de 4.500 anos na Mesopotâmia, onde uma fraternidade de homens sábios descobriu o segredo cósmico da autorrenovação perpétua e o transmitiu através de gerações. 

O segredo foi preservado na Babilônia durante séculos tendo sido revelado em uma congregação de sábios realizada na época do rei Cambises da Pérsia, há 2.500 anos, em que participaram também Zoroastro e Pitágoras.

O eneagrama foi uma ideia originalmente trazida por Gurdjieff para o Ocidente (principalmente França e Alemanha), após 20 anos de peregrinação pelo Oriente. Mais que trazer uma visão dos tipos humanos representa um esquema para a compreensão de todos os fenômenos envolvendo a humanidade.

O eneagrama chegou ao Brasil em meados da década de oitenta e tem ajudado as pessoas a identificar o seu tipo de personalidade e a se trabalhar.



É um modelo de funcionamento da personalidade humana que oferece uma descrição detalhada dos mecanismos internos das pessoas e uma previsão confiável de como se comportarão frente às situações da vida ao ajudar, de forma consistente, incrementar seus pontos fortes e atenuar os efeitos daqueles aspectos que dificultam suas vidas e as de outros.

Ele fornece uma efetiva ajuda aos relacionamentos interpessoais ao mostrar que as pessoas têm diferentes percepções sobre a realidade.

No Visagismo o eneagrama mostra, de uma forma sistematizada, que as pessoas têm pontos fracos que precisam ser conhecidos e minimizados, bem como pontos fortes a serem incrementados.

Nenhum comentário: