A arte de personalizar o desenho do sorriso
A supervalorização da imagem é uma das características mais significativas do mundo contemporâneo. As pessoas reconhecem sua importância e seu poder buscando obter através dela o bem-estar pessoal, o sucesso profissional e a aceitação social. E cada vez mais se submetem a procedimentos em todas as áreas da Medicina e da Estética para melhorar sua aparência. Nesse sentido, tem-se percebido a grande procura dos pacientes por tratamentos odontológicos que reestabeleçam a beleza do sorriso. Tais procedimentos têm grande poder na percepção da imagem pessoal, influenciando diretamente o senso de identidade, autoestima e qualidade de vida.
O Visagismo, a arte de customizar a imagem pessoal, tem como objetivo a busca por soluções que expressem visualmente características positivas de uma personalidade. Para isso, faz uso consciente dos elementos de linguagem visual artística como linhas, formas e cores. Essas técnicas estão acessíveis por meio de uma consultoria que tem como finalidade oferecer ao profissional uma melhor compreensão do paciente, com suas particularidades, desejos e necessidades pessoais, para só então propor uma solução corretiva.
Para os profissionais da Odontologia, o sorriso pode ser classificado, segundo a maneira como é observado, como estático ou dinâmico. Sorriso dinâmico é aquele observado rapidamente, ao vivo, nas mais variadas situações do dia a dia, enquanto sorriso estático é aquele observado em fotografias e pinturas, de tal forma que sua imagem é imóvel.
Protocolo Fotográfico Facial Frontal para planejamento proposto |
O sorriso é, desde os primórdios da humanidade, uma fortíssima maneira de se comunicar, expressar sentimentos, seduzir, aproximar, convencer, e faz isso sem precisar de palavras. Isso é o que se chama de comunicação não-verbal, ou seja, a capacidade de se expressar através de gestos e/ou imagens sem o uso do artifício da linguagem verbal. Na situação específica do sorriso esse tipo de comunicação se dá de duas maneiras principais: a expressão de sentimentos e emoções através da ação muscular (diversos tipos de sorrisos) e a expressão visual dos elementos constituintes do sorriso através de suas formas ou mais de- talhadamente através do significado arquetípico das linhas e cores de sua constituição.
Estruturas do sorriso e expressão visual
Divisão das faces em terços - terço inferior |
O terço inferior facial compreende desde a base do nariz até a base do mento, abrangendo toda parte inferior da face. Nele encontram-se estruturas como maxila, mandíbula, boca incluindo lábios e estruturas intraorais –, além de toda a musculatura e tecidos componentes do sistema estomatognático. Do ponto de vista morfopsicológico, é nesse terço que se manifestam, através de variadas formas, aspectos pessoais como comunicação, sexualidade, afetividade, vontade e agressividade.
A primeira forma de comunicação se dá através da expressão de sons pela articulação de lábios, língua e demais músculos periorais contra dentes e processos alveolares dos ossos componentes do terço inferior. Já a segunda maneira de comunicação se dá de forma estática através de um conjunto de signos e símbolos componentes da própria estrutura oral, tal como forma dos lábios, formas dentais e sua disposição nos arcos, especialmente dos seis elementos anterossuperiores, forma dos arcos dentários etc. Também a comunicação não verbal se dá de forma dinâmica através das diversas maneiras de contração labial desenvolvendo muitas formas de expressão emocional do sorriso, como sorriso triste, alegre, tímido, social, malicioso, envergonhado, de desprezo etc. Essas estruturas tanto estáticas quanto dinâmicas são compostas de linhas, ângulos, formas e cores que são interpretadas de maneira emocional.
O objetivo de estudo do Visagismo é a comunicação não verbal estática, pois conhecendo-se as diversas maneiras de expressão não verbal, as formas e símbolos por trás de cada tipo de expressão, o cirurgião-dentista será capaz de construir desenhos de reabilitação com significado próprio que deverá estar de acordo com a vontade de expressão e identidade do paciente avaliado na Consultoria de Visagismo Pleno, isso trará certamente mais satisfação e realização pessoal a ambos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário